Dicas/Artigos

CORRIDA É MUITO BOM PARA AS MULHERES

... o volume de treinamento e a intensidade mensal devem obedecer e tirar proveito das variações hormonais do ciclo dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea, em que na primeira  e na segunda nota-se uma predominância dos hormônios estrogênicos e na terceira do progesterona.

TREINAMENTO EM 3 FASES. Na primeira  e segunda fase aproveitamos para desenvolver a resistência aeróbica, com treinamentos mais longos porque o estrogênio possibilita isso, além das mulheres se manifestarem mais calmas e receptivas a treinos que demandam paciência. Na terceira fase a ação hormonal deixa-as mais irritadas e adaptamos treinos mais curtos, rápidos e/ou de força, ou seja, boa oportunidade para melhora velocidade.

A fase que não se pode esperar bom rendimento é a pré-menstrual. As mulheres ficam irritadas com facilidade, embora já se saiba que um dos maiores benefícios da corrida para a mulher é a maior tolerância com a TPM. A retenção de líquidos própria da ocasião também impede melhores performances, ao contrário da fase menstrual. Recordes femininos têm sido registrados no terceiro ou quarto dia do fluxo.

Por: Luiz Carlos de Moraes (Revista Contra Relógio - Julho 2010)


OBESIDADE: SAÚDE PÚBLICA

A obesidade é um problema de Saúde Pública, é assim que vem encarando os governos do mundo inteiro, diante do crescimento acelerado de pessoas que pesam muito além do que deveriam.

Diagnóstico da Obesidade

O diagnóstico é feito através da tabela elaborada pela Organização Mundial da Saúde, com o resultado do Índice de Massa Corporal (IMC). Este valor é calculado dividindo a quantidade de quilos pela altura em metros ao quadrado do indivíduo.

Indices:
18,5 a 24,9 considerado peso normal
25 a 29,9 considerado com sobrepeso
30 a 39,9 considerado obeso


Doenças provocadas pela obesidade:
  • Hipertensão arterial
  • Cancêr
  • Colesterol alto
  • Acidente vascular cerebral isquêmico
  • Apnéia do sono
  • Dor nas articulações e vertebras (coluna e joelhos).
Evite alimentos ricos em gordura saturada.
Ative Saúde-Assessoria Esportiva
Fone: 71-87837226
Professor Franklin Suzart


Por uma maré de saúde
Um bom peixe grelhado agrada a qualquer um. Mas você sabia que ele também faz muito bem ao organismo? Isso mesmo! O consumo de peixes oleosos de água fria (notadamente atum, truta, cavala e salmão), assim como o de óleos vegetais (linhaça e canola, por exemplo), ajuda a nos proteger contra doenças cardíacas e derrames. Isso porque estes alimentos são ricos em Ômega 3, ácidos graxos essenciais para o organismo de seres humanos de todas as idades.
Franklin Suzart, outubro de 2011